sábado, 12 de maio de 2012

EXCLUSIVO- PISCICULTURA: As águas que viraram riqueza!

Matéria exclusiva do Jiqui Mais, produzida por alunos da Catequese 2007-2012, sob direção de Bruno Marcelino.


O Jiqui Mais tem o prazer de apresentar a grande estrela da comunidade: a Associação de Piscicultores de Jiqui, por diversas vezes capa de reportagens de diversas emissoras como Globo, Record, TV Diário.


Nós realizamos essa matéria para você conhecer melhor todo esse projeto que traz desenvolvimento e já é considerado um marco para a comunidade.


"O PROJETO"
Conheça melhor o projeto em Jiqui
 O projeto localizado no Sitio Jiqui em Quixelô onde há vários grupos de criadores de alevinos que fica as margens do açude Orós. Hoje a Associação de piscicultores do Jiqui conta com 21 pessoas tendo sua renda garantida graças a esse projeto, que até hoje vem dando certo, inclusive compradores de peixes de outros estados já estão vindo comprar da própria associação. Os alevinos são criados em tanques, onde cada um tem cerca de 400 a 500 peixes, de vários tamanhos e pesos, hoje o projeto tem um investimento de quase meio milhão de reais, mais
em breve irá expandir mais, tornando se assim um meio sustentável para as famílias daquela região.

O Projeto foi uma parceria da Secretaria de Agricultura, Banco do Brasil e Administração.

#VÍDEO:


#FOTOS:














"CONHEÇA MAIS"
Se tiver interesse saiba mais sobre a Piscicultura no Brasil.
De acordo com a FAO (Food and Agricultural Organization), órgão das Nações Unidas responsável pelo estudo dos problemas de alimentação no mundo, um hectar cultivado com peixes produz mais do que com qualquer outro animal. Enquanto os mamíferos dependem das características do ar para a sua respiração e manutenção da temperatura corporal, o peixe flutua, se locomove e regula sua temperatura interna com muito mais facilidade em virtude da densidade do seu corpo ser praticamente igual à da água. Dessa forma, os peixes despendem muito pouca energia para a flutuação, locomoção e manutenção de sua temperatura interna, o que lhes garante uma maior conversão da energia contida nos alimentos que consomem em carne, alcançando uma altíssima produtividade. Por isso, a aquacultura assume importância cada vez maior no panorama do abastecimento alimentar mundial.
No Brasil, a maior parte das atividades relacionadas ocorre em propriedades rurais comuns.
Portanto, as propriedades agrícolas providas de açudes apresentam um potencial bastante grande para a produção perene de peixe de alta qualidade e a custos baixos.

Fonte: Wikipédia.

Um comentário:

  1. Parabéns! Muito lindo. Esse povo realmente trabalha e merece todo esse reconhecimento!

    ResponderExcluir

Este site também é seu! Comente o quanto quiser, mas se possível se identifique pois comentando como "Anônimo" não poderemos identificá-lo (a) e suas reivindicações não poderão ser analisadas.